A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial ( MAPA) é um exame que permite aos médicos obterem medidas de pressão arterial de seus pacientes em suas atividades diárias.

Consiste na instalação de um aparelho capaz de medir automaticamente a pressão arterial a intervalos pré-programados, permitindo, inclusive, a obtenção de medidas de pressão arterial durante o período de sono dos pacientes. A instalação do aparelho é muito simples, consistindo na colocação do manguito ( bolsa inflável) no braço do paciente e, a seguir, na conecção desse manguito com o aparelho de MAPA.

Indicações médicas para a realização do Mapa

Pacientes com suspeita de hipertensão reativa ( efeito do "jaleco branco"- isto é, pacientes que apresentam elevação dos seus níveis de pressão arterial na presença do médico, tendo muitas vezes a pressão normal em casa ou no trabalho), síncopes ou hipotensões, história de hipertensão episódica ( feocromocitoma, crises hipertensivas), hipertensos, lesões importantes em órgãos-alvo (coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos). O exame serve, ainda, para associar ou não sintomas apresentados pelo paciente (tonturas, dores de cabeça) com as variações da pressão arterial.

O Mapa é um exame realizado com um aparelho Dynamapa para aferir a pressão arterial durante 24 horas em intervalos variáveis de 15 a 30 minutos. O manguito semelhante a um aparelho de pressão convencional será instalado em um braço e conectado a um gravador digital através de um tubo.

Instruções: Este exame não deve modificar sua rotina diária, pelo contrário, seu médico precisa conhecer como se comporta a sua pressão arterial durante um dia normal de sua vida. Recomenda-se não dirigir muito durante as 24 horas. O sucesso do seu exame dependerá de sua colaboração e a sua ajuda permitirá ao seu médico ter melhores dados para a avaliação de seu estado clínico.

- Caso você esteja tomando algum remédio, verifique com seu médico se ele quer que o exame seja realizado com ou sem medicação.
- Trazer o nome e mg das medicações em uso por escrito.
- O aparelho vai verificar a pressão a cada 15 minutos até às 23 horas, depois passará a verificar a cada 30 minutos, voltando a 15 minutos a partir das 7h do dia seguinte.
- Compareça à clínica com roupas adeqüadas (blusa ou camisa folgada e aberta na frente) para facilitar a instalação do aparelho.
- Cliente do sexo feminino vir de soutien.
- Tomar banho antes de vir realizar o exame.
- Trazer um cinto para segurar o aparelho na cintura.
- Você receberá um formulário (diário do paciente) no qual deverão ser anotadas suas atividades mais importantes, por exemplo: andar, assistir TV, dirigir, almoçar, jantar, trabalhar sentado, trabalhar em pé, tomar medicamento, estado psicológico ou de humor, etc. anote sempre colocando o início e o fim de cada atividade na coluna de "Atividade". Caso você apresente algum sintoma, por exemplo: dor no peito, dor cabeça, tontura, palpitações, zumbido no ouvido, dor na nuca, etc, anote sempre marcando o início e o fim do sintoma na coluna de "Sintomas".
Sempre que ouvir o sinal do gravador, ou sentir o enchimento da bolsa do aparelho no seu braço, você deverá parar o que estiver fazendo, não se movimentar e não conversar durante a medição que dura aproximadamente 2 minutos, permanecendo parado, com a mão aberta e relaxada a fim de que o seu braço fique o mais retificado e paralelo ao corpo.
Espere alguns instantes após a medição para retornar às atividades.

Observação:
- Se o aparelho não conseguir fazer as medições (vai ficar apitando), então desligue (Tecla Liga-Desliga). Verifique se a borracha está dobrada ou o manguito mal posicionado, posicione-o adeqüadamente e ligue novamente o aparelho (Tecla Liga-Desliga); vai aparecer uma seqüência de dígitos e em seguida o horário, aperte a Tecla Manual Início, que o aparelho vai continuar a fazer as medições normalmente.
- Não remova o gravador de sua capa de carregador. Durante o sono, procure deitar-se de costas ou do lado direito, e permanecer com o aparelho no cinto tomando cuidado para não desligá-lo. Caso o aparelho desligue, acionar a tecla (Liga-Desliga), que vai aparecer uma seqüência de dígitos e em seguida o horário; aperte a tecla Manual Início.
- Nunca tome banho ou nade enquanto estiver usando o gravador.
- Coloque sempre o horário de início e fim de cada atividade.

Equipamentos: Gravadores Dynamapa.
Duração do Exame: 24 horas - no dia e horário marcado, instala-se o gravador; o paciente é liberado. No dia seguinte, 24 horas depois o paciente volta à clínica para retirar o gravador.
Entrega de exame: 3 dias úteis após a retirada do aparelho.

 

Eletrocardiograma | Teste Ergométrico | Ecocardiograma/Doppler Colorido | Holter
Mapa | Ecocardiograma/Doppler Fetal | Doppler Carótidas e Vertebrais
US Vasculares 1, 2 e 3 vasos | Prova de Função Pulmonar | Espirometria | Tilt Test
Cardioestimulação Transesofágica | Avaliação de Marcapasso
Avaliação para Academias

Rua Manoel Coelho, 500 15º andar - S. Caetano do Sul-SP - 3478-8000 / 3478-8001

Criatura Comunicação